sexta-feira, 30 de março de 2012

O Grupo de AA Mão Amiga de Crissiumal realizará festa neste domingo

Neste domingo, dia 1º de Abril, com inicio às 9h, no Salão Paroquial Católico acontece festa alusiva ao 28º Aniversário do Grupo de AA Mão Amiga de Crissiumal.

Todos estão convidados a participar. 
Fichas de almoço no preço de R$12,00.

terça-feira, 27 de março de 2012

O Conselho Municipal Antidrogas de Crissiumal retoma as atividades para 2012

No dia 15 de Março de 2012, na sala de Planejamento da Prefeitura reuniram-se membros do COMAD - Conselho Municipal Antidrogas de Crissiumal, na sua primeira reunião do ano. Entre os temas discutidos na reunião foram priorizados as ações do Projeto Capacitar para Prevenir - Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida, com ações do COMAD Juvenil onde está sendo organizada a agenda de encontros, que será trabalhado com os alunos a encenação de uma peça de teatro, preparação de oficinas sobre o tema de prevenção onde serão multiplicadores nas escolas e participação dos mesmos nos eventos do COMAD no município.
Além das atividades com alunos do ensino fundamental de 5º a 8º séries pelo COMAD Juvenil, há previsão de ampliação dos Membros do COMAD Juvenil com uma nova turma de alunos para este ano, aumentando desta forma o número de multiplicadores nas escolas.
Em relação aos pais serão desenvolvidas palestras envolvendo o Circulo de Pais e Mestres, pois é na família que inicia o debate sobre as drogas. Esta ação visa informar e orientar os pais sobre a prevenção ao uso de drogas, onde COMAD irá agendar junto às escolas que aderiram ao projeto.
São inúmeras atividades que o COMAD pretende desenvolver neste ano, com apoio dos parceiros para que o tema prevenção ao uso de drogas não seja esquecido e sim seja meta da nossa comunidade.
Membros presentes na reunião
 

Na ocasião houve despedida do Presidente do COMAD Pastor Valmir Krummenauer da Igreja Batista Pioneira, onde foi transferido para Santo Ângelo, sendo que a Igreja manterá sua representação no conselho. O COMAD agradece muito ao empenho, carinho e dedicação que o Pastor Valmir teve durante os quatro anos em que esteve à frente do conselho.

Neste dia não havendo quórum para escolha da nova diretoria, foi repassada a presidência para a Psicóloga Rose Johann, que atuava como Vice Presidente, representante da Secretaria Municipal de Saúde, e a Luciane Schneider representando o grupo de Jovens CLJ da Igreja Católica que era Secretária, passa a ser a Vice Presidente.

Um desafio do nosso conselho este ano é buscar parcerias para compor a representação da sociedade civil, que se engajem nesta Campanha de Valorização da Vida na prevenção ao uso de drogas, pois há pouca participação dos nossos membros, prejudicando o andamento das atividades do Conselho.
Em breve estaremos divulgando a agenda do COMAD de atividades para 2012.

Luciane Schneider – Vice Presidente

segunda-feira, 26 de março de 2012

Pelotão Mirim de Crissiumal teve a primeira atividade de 2012

O Pelotão Mirim de Crissiumal teve na manhã deste sábado (24) a primeira atividade do ano de 2012. As crianças estiveram reunidas durante a manhã nas dependências da Escola Rocha Pombo, onde os três pelotões tiveram atividades de sala de aula, onde foi debatido o tem “água, preservação e meio ambiente”, além de atividades físicas realizadas no campo de futebol sete e na quadra de esportes da escola.

Além do tenente Paulo André Kals, estiveram presentes como orientadores os soldados Caneppele, Santos e a soldado Munchen, todos do 4º pelotão da Brigada Militar de Crissiumal.


Segundo os soldados Caneppele e Santos o grupo todo tem cerca de 100 crianças, mas neste sábado, em virtude de atividades religiosas na comunidade católica, apenas metade das turmas se fez presente.
Entre as ações desenvolvidas com os jovens estão valores como a cidadania, a disciplina e moral.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Pelotão Mirim volta com as atividades


Segundo informações repassadas pelo Tenente da Brigada Militar de Crissiumal, Paulo André Kals neste final de semana acontece o início das atividades do Pelotão Mirim de Crissiumal.

As atividades do pelotão do município de Crissiumal acontecem no próximo sábado (24), à partir das 8:30 horas, tendo como local as dependências da Escola Rocha Pombo.

terça-feira, 20 de março de 2012

Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas da Região Centro do Rio Grande do Sul Abre Seleção de Alunos


A Universidade Federal de Santa Maria e a Área Técnica do Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e outras drogas da Região Centro do Rio Grande do Sul, tornam públicas, por meio deste instrumento de divulgação, as regras de participação no processo seletivo público para a seleção de candidatos às vagas de alunos dos Cursos: I. Curso de aperfeiçoamento em crack e outras drogas; II. Curso de atualização em atenção integral aos usuários de crack e outras drogas; III. Curso de atualização sobre aconselhamento motivacional e intervenção Breve (IB) - Turma ?A?; IV. Curso de atualização sobre aconselhamento motivacional e intervenção breve (IB) - Turma ?B?; V. Curso de atualização em gerenciamento de caso e reinserção social de usuários de crack e outras drogas, na modalidade presencial.

Período para inscrição:

I. CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CRACK E OUTRAS DROGAS / Médicos na ESF, Atenção Básica, CAPS e Urgência e Emergência: 19/03/2012 a 30/03/2012

II. CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ATENÇÃO INTEGRAL AOS USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS / Profissionais em Hospital Geral (Profissionais de Nível Superior e médio): 19/03/2012 a 30/03/2012

III. CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE ACONSELHAMENTO MOTIVACIONAL E INTERVENÇÃO BREVE (IB) ? TURMA ?A?/Agentes Comunitários de Saúde; Redutores de Danos; Agentes Sociais; Profissionais que atuam nos Consultórios de Rua: 01/07/2012 a 25/07/2012.

IV. CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE ACONSELHAMENTO MOTIVACIONAL E INTERVENÇÃO BREVE (IB) ? TURMA ?B?/ Agentes Comunitários de Saúde; Redutores de Danos; Agentes Sociais; Profissionais que atuam nos Consultórios de Rua: 01/09/2012 a 25/09/2012.

V. CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE CASO E REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS / Profissionais das Redes SUS/SUAS (CRES, CRAS, Conselho Tutelares): 10/08/2012 a 10/09/2012.

CONFIRA O EDITAL 
Fonte: www.ufsm.br/ccs

sexta-feira, 16 de março de 2012

Resultado da Enquete

Resultado da Enquete feita no blog do COMAD:

Em sua opinião, qual a pior droga?
Álcool ..........................48%
Anfetaminas..................4%
Cocaína.........................4%
Crack...........................18%
Ecstasy .........................4%
Heroína .........................0%
Maconha ..................... 0%
Nicotina ........................8%
Óxi ....................... .......14%
Total ......................... 100%

Período de 15/Dezembro/2011 à 15/Março/2012

terça-feira, 13 de março de 2012

Abertas as inscrições para concursos culturais sobre prevenção ao uso de drogas.

Estudantes, fotógrafos e músicos de todo o Brasil podem enviar seus trabalhos para os concursos promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, com o tema “Prevenção ao uso de drogas. Compromisso de todos”.

Os concursos são oferecidos em cinco áreas: cartazes, fotografia, jingle, vídeos e monografia e recebe trabalhos até o dia 27 de abril. Os participantes vão concorrer a prêmios de até R$ 6 mil.

A finalidade dos concursos, realizados anualmente, é incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas nos ambientes escolar e universitário, e no dia-a-dia do cidadão brasileiro. Os regulamentos estão disponíveis nos sites http://www.senad.gov.br/

Cartazes: podem participar estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas ou privadas de todo o país, que serão divididos em quatro categorias. Serão premiados três cartazes por região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) em cada categoria. Para acessar o edital clique aqui:

Fotografia: aberto a profissionais e amadores, que disputam um único prêmio por região.  Para acessar o edital clique aqui:

Jingle: voltado a músicos profissionais ou amadores e premiará o melhor trabalho de cada região.Para acessar o edital clique aqui:

Vídeo: alunos do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas ou privadas de todo o país. O concurso premiará um vídeo de cada região, por categoria. Para acessar o edital clique aqui:

Monografia: podem participar estudantes universitários devidamente matriculados em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Serão premiados os três melhores trabalhos em nível nacional.
Para acessar o edital clique aqui:


ENTENDA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E O TRATAMENTO

É preciso ter empatia sobre o adoecimento mental. É preciso quebrar paradigmas frente à dependência química.. É preciso construir novos ...