sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Comunicado - Fotos

Alunos participantes do 1º Encontrão do COMAD Juvenil realizado dia 24 e 25 de novembro no Seminário São Miguel, que gostariam de obter as fotos tiradas no evento, favor trazer um pen drive ou CD para a Luciane na prefeitura, que a mesma fará uma cópia de todas as fotos!



1º Encontrão do COMAD Juvenil

Grupo de 26 estudantes do projeto Capacitar para Prevenir viveram um dia diferente.

 O ano de 2012 foi bastante trabalhoso para o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e para o Comad Juvenil. A equipe do Conselho Municipal orientou, preparou e capacitou aproximadamente 30 estudantes durante todo o ano para que sejam multiplicadores dos conceitos de valorização da vida aos demais jovens. Para encerrar os trabalhos do ano, atividades diferenciadas foram programadas ao grupo, que esteve no Seminário São Miguel no final de semana que passou, dias 24 e 25 de novembro.
 Os estudantes aproveitaram os espaços diferenciados do Seminário, as salas e participaram de Oficinas Pedagógicas, Luau durante a noite de sábado, banho de piscina, atividades físicas entre outras brincadeiras que desenvolveram valores como cortesia, respeito, solidariedade.
 O Comad também ofereceu medalhas aos alunos pela dedicação em prol deste tema e da participação nas ações promovidas durante o ano. Para 2013, o projeto retoma com a turma 3 e os alunos da Turma 1, serão multiplicadores da prevenção ao uso de drogas, agindo por iniciativa própria dentro das escolas e da comunidade.
 O trabalho do Comad Juvenil tem seu valor ao oportunizar que adolescentes tenham conhecimento técnico  e o acompanhamento de profissionais que os ajudam a entender o drama das drogas na sociedade.
Segundo informou a coordenadora do Comad, a  assistente social Fernanda Cavalheiro,  o uso de drogas hoje é uma escolha. “Existe muita informação a respeito. Os jovens já sabem que é algo que faz mal, entretanto, eles não conhecem as conseqüências desse uso e é nesse foco que trabalhamos. Queremos alertá-los de que o grande problema são os problemas causados pelo uso de drogas, desde o cigarro e do álcool, que são os principais em nossa cidade, como as ilícitas. Então, o jovem hoje escolhe usar drogas ou não”, afirmou Fernanda.
 O grupo teve a oportunidade de conhecer uma unidade terapêutica para jovens, a SOS Vida em Santo Ângelo e lá, viram de perto como vivem os jovens que escolheram o caminho das drogas. “Eles puderam entender que são jovens como eles, que têm os mesmos sonhos e o que podem perder ao optar pelas drogas. Nos nossos encontros, sempre priorizamos que é possível, e mostramos na prática, como é viver sem as drogas. O Encontrão foi um exemplo que não precisamos de drogas para sermos felizes, para termos amigos e para nos divertir”, afirmou Fernanda.
 O projeto Capacitar para Prevenir também reuniu pais e professores nessa iniciativa e retoma no próximo, a partir de março, com a participação de novos membros, representantes de entidades do município. “Precisamos reunir o grupo e saber quem realmente vai assumir esse trabalho conosco e aí, planejaremos as ações para 2013. Já solicito que as entidades participantes comecem a repensar o assunto, pois precisamos delas para formar o Conselho”, informou Fernanda.
 Fonte: Neila Daronco – Jornal A Notícia
 Foto: Luciane Schneider - COMAD
Painel sobre Drogas
Formatura da Turma 1



Participantes


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Encontro do COMAD Juvenil

Foi realizado na manhã do dia 13 de novembro encontro com as Turmas 1 e 2 do COMAD Juvenil no seminário São Miguel, sob coordenação da Presidente do COMAD Psicóloga Rose Johann e a vice presidente Luciane Schneider.
O Padre Magnos Baron Canepelle ministrou aos adolescentes a palestra “Chamados a Cuidar da Vida”, reforçando as escolhas que fizemos e a importância de cuidar e valorizar a vida desde o nascer.
Após foi repassadas informações sobre o 1° Encontrão de Encerramento das atividades do COMAD Juvenil para o ano de 2012, que será realizado dias 24 e 25 de novembro, encerrando com uma dinâmica em grupo.





quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Palestra para Pais na Escola Tuiuti de Vista Nova

Aconteceu na última quinta-feira dia 25 de outubro, no período da tarde a Palestra FAMÍLIA: USO E ABUSO DE DROGAS ENTRE O RISCO E A PROTEÇÃO, do Projeto Capacitar para Prevenir do Conselho Municipal Antidrogas – COMAD de Crissiumal, para os pais da Escola Tuiuti de Vista Nova.
Foi apresentado todo trabalho que o Conselho realiza bem como sua estrutura e funcionamento e a importância dos pais na prevenção ao uso.
Estiveram presentes os alunos da escola membros do COMAD Juvenil, a Presidente do COMAD Psicóloga Rose Johann, a vice presidente Luciane Schneider e a Assistente Social Fernanda Martins Cavalheiro.




Palestra na Escola São Sebastião

A Escola São Sebastião de São Sebastião, recebeu nesta quarta-feira dia 17 de outubro, a Psicolóloga da Secretaria da Saúde e presidente do COMAD Rose Johann e a Assistente Social Fernada Isabel Martins Cavalheiro para continuar com as palestras para os pais sobre prevenção ao uso de drogas, com a palestra FAMÍLIA: USO E ABUSO DE DROGAS ENTRE O RISCO E A PROTEÇÃO.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Oficinas de Teatro segue com ensaios

No dia 16 de Outubro na Sede do Gemp aconteceu mais um ensaio do Teatro “O Céu já tem anjos demais” com alunos do COMAD Juvenil, coordenado pelo Psicólogo e professor Leandro Rupp.


Encontro das Turma 1 e 2 do COMAD Juvenil

No dia 9 de outubro, no seminário São Miguel, teve encontro das duas turmas do COMAD Juvenil, onde incialmente teve uma avaliação da visitação na Comunidade Terapêutica SOS Vida de Santo Ângelo que aconteceu dia 25 de setembro. Após foi trabalhado a dinâmica “Ser Seguro de Si” que ensina técnicas de ser seguro a fim de recusar oferta de drogas ou outra situação que possa ser útil.

ENTENDA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E O TRATAMENTO

É preciso ter empatia sobre o adoecimento mental. É preciso quebrar paradigmas frente à dependência química.. É preciso construir novos ...